segunda-feira, junho 21, 2010

Cheshire's Grin


Bom dia!
Falarei um pouco sobre um de meus personagens favoritos e, depois, vocês entenderão o motivo. Existem várias versões para o Cheshire Cat - ou Gato Risonho - de Alice no País das Maravilhas de Lewis Carroll. Mas, particularmente, confesso que sempre fui apegada à versão da Disney de 1951. Adorava o jeito como desaparecia e reaparecia e hoje compreendo melhor suas falas. (Cá pra nós, é bem complicado pra uma criança entender a "essência" de Alice, não é?)



(Da esquerda pra direita - a versão de John Tenniel, a versão da Disney de 1951 e a versão de Tim Burton.)



Da Wikipedia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Gato_de_Cheshire) :
O Gato de Cheshire é um gato fictício, personagem do livro Alice no País das Maravilhas de Lewis Carroll. Ele se caracteriza por seu sorriso pronunciado e sua capacidade de aparecer e desaparecer. Embora faça alusões a reflexões filosóficas, sua aparente função na trama diz respeito ao contato que estabelece com a personagem Alice. O Gato de Cheshire é dos poucos personagens que travam diálogo com a menina, explicando - mesmo que de forma não raro perturbadora - certas regras do País das Maravilhas, orientando Alice em seu caminho. No livro, o Gato, apesar de independente, pertence a Duquesa.
No filme Alice in Wonderland (Disney), de 1951, o Gato tem um pouco mais de importância na história. No desenho, o personagem não possui dono e é ele quem faz a confusão que faz Alice ser julgada. No novo filme Alice in Wonderland (2010), de Tim Burton, o Gato possui um papel único, é chamado pelos outros personagens como Chessur. O filme mostra alguma amargura em relação entre o gato e o Chapeleiro, bem como o desejo do gato pelo chapéu do Chapeleiro e o poder de se transformar em outras pessoas.


Curiosidades:
  • Carroll obteve seu nome na expressão idiomática da língua inglesa "sorrir como um gato de Cheshire".
  • É representado nas figuras de Jonh Tenniel é considerado representativo da raça British Shorthair, devido à forma da boca, considerada como um sorriso.


Inspiração aqui e lá...

... nasceu a peça Cheshire's Grin, em homenagem ao famoso sorriso do Gato de Cheshire!

Se você gostou pode adquirir através do Elo7 (botão a seguir) ou mandando um e-mail para loja.woodstockart@gmail.com.






Beijinhos,








Fabiana Silva

Gerente de Arte

4 comentários:

  1. ααh lindα demαis essα cαixinhα *-*
    legααl ver os rαscunhos tbm!

    :@

    ResponderExcluir
  2. Adoro tudo que é da Alice também!!
    e é tudo tão lindo por aqui

    ResponderExcluir
  3. Q LINDO EU QRO COMO FAZ?
    ME MANDA UM EMAIL FALANDO QD EH... E COMO COMPRO.. ELE POR ACASO EH O MEU PERSONAGEM PREFERIDO NA ALICE... NO FILME DO BURTON... NO LIVRO E NO DESENHO...

    BEIJOS!

    ResponderExcluir

Olá, obrigado por nos visitar!
Deixe aqui elogios, críticas e sugestões. Sua opinião é muito importante :)
Caso prefira, contate-nos via email: loja.woodstockart@gmail.com